Aquarium and Pond Plants of the World


Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um link muito antigo que tenho sempre a mão, já falei sobre este site antes, mas coisas boas sempre é bom mencionar de novo então aqui estamos.

Desde 2004
O Aquarium and Ponds Plants of the World é um serviço online para identificação de plantas aquáticas e palustres que é mantido por pesquisadores e que tem o endorso de órgãos como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O serviço funciona como um grande banco de dados online com informações, fotos, descrições e diversos fatos relevantes sobre plantas aquáticas e palustres. São mais de 300 páginas com cerca de 1800 fotos das espécies.

Existem duas formas de se usar o site, a primeira e mais simples é a Consulta Textual pela lista de gêneros ou família (você escolhe qual classificação usar) que compõem o banco em ordem alfabética, cada gênero dá acesso a uma página onde são abordas características e detalhes de algumas espécies, existe muita informação util, por lá e uma coisa que eu sempre gostei muito é que eles dizem que outras espécies podem ser confundidas com aquela que você está consultando. Por exemplo, se você abrir a página do gênero Acorus uma das primeiras informações é justamente quais espécies podem ser confundidas por ela, no nosso caso são: Carex, Cyperus, other sedges, Iris, Juncus, Sparganium, Vallisneria.

A segunda opção é um pouco mais avançada e exige um certo conhecimento não só de inglês como de botânica, especialmente morfologia vegetal, pois trata-se de um Aplicativo em Java que oferece a possibilidade de identificação de uma espécie por meio de suas características morfológicas e de hábito. As características estão agrupadas em forma de árvore e a medida que você vai selecionando as características da planta a aplicação vai eliminando aquelas que não se encaixam na sua seleção e destacando as prováveis candidatas. Outro detalhe importante é que se a sua conexão for lenta será mais difícil usar o aplicativo pois por ser uma ferramente visual ele carrega uma grande quantidade de imagens para ajudar durante a pesquisa. 

Tela da Aplicação em Java - Características agrupadas e com exemplos visuais.
A seta verde destaca as abas onde você pode alternar entre várias formas de visualização, e nas bolinhas numeradas heis a explicação:
  1. Selecione as características da planta que se deseja identificar;
  2. Seleção de filtragem ativa;
  3. Espécies que se encaixam no filtro;
  4. Espécies que estão fora das características selecionas.


É isso, espero que seja tão útil para vocês como tem sido pra mim ao longo de todos estes anos.



Comentários

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas