1# IAPLC 2011 Detalhes

Clique para ampliar

Título: Delicate World

Dados do Aquário
Tamanho: 155 x 81 x 48cm
Substrato: ADA full set
Iluminação: T5 84W x 6
Filtro: Eheim 2217 x 3
CO2: um bocado

Flora
Frente:
Marsilea hirsuta
Marsilea quadrifolia
Bolbitis Heudelotii

Meio:
Glossostigma elatinoides

Nas rochas:
Microsorum pteropus Sp. 'spoon leaf' e alguns musgos coletados.

Fundo:
Rotalas

Peixes:
Hyphessobrycon amandae - Ember Tetra
Paracheirodon axelrodi

Camarão:
Neocaridina heteropoda var. "red" - Cherry Shrimp

O aquário melhor classificado no IAPLC 2011 é criação do arquiteto e aquarista Vietnamita Long Tran Hoang, que criou o hardscape mais intricado que já foi apresentado pelo IAPLC nestes 11 anos de evento. Na minha opinião o aquário é tão absurdamente lindo quanto criativo. Trocando alguns e-mails com o Sr Long ele acabou compartilhou alguns detalhes da criação deste layout, sem dúvida mais um técnicas de deveremos observar nas próximas edições, tanto pela beleza que é capaz de compor quanto pelas possibilidades quase infinitas de arranjo.

Abaixo é possível observar o aquário ainda sem as plantas, o conjunto de rochas torna-se visível e clicando na imagem para ver maior é possível distinguir do lado esquerdo um porção visível de um dos suportes das rochas, uma pequena parte da barra de aço que suporta o conjunto todo.



Nesta segunda imagem abaixo o Sr Long detalhou como tudo foi montado. Conforme ele explicou as rochas são fáceis de fixar usando não apenas as barras de metal, mas também cola epóxi, as pedras colam com facilidade e são facilmente perfuráveis, uma vez definidas suas posições foram fixadas por ambos os métodos.

A rocha 1 foi posicionada para servir de base, a rocha 2 foi então colada a esta e as rochas 3a e 3b colocadas em lados opostos para balancear o conjunto e sustentar a rocha 4. As linhas indicam os locais onde foram introduzidas as barras de suporte. O conjunto menor seguiu o mesmo método e as demais rochas foram acrescentadas ao layout para criar um conjunto harmonioso, dando suporte e fortalecendo o efeito de profundidade. Apesar do tamanho do conjunto sua disposição transmite delicada sensação de leveza.


Sem dúvida ainda veremos outros grandes trabalhos utilizando esta técnica de composição, as possibilidades são grandes.

Detalhe


Comentários

  1. Impressionante!

    Quanta criatividade nunca vista (pelo menos eu), fixar as Okho Stones assim foi muito interessante, mas eu não teria coragem de fazer isso...

    Hhehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. eu nao curti muito essa aquario, fora dos padrões da natureza, isso é muito futurista ta mais pra filme de ficção, tipo Avatar, mas fazer oq né quem invetar melhor ganha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas