Cryptocoryne becketii vs.C. petchii

Na ADA newsletter há um espaço muito interessante onde o Amano responde questões feitas por aquaristas, na edição de hoje chegou uma resposta interessante a uma questão curiosa. Para receber a newsletter da ADA, em inglês, acesse aqui.

C. beckettii by aqualogo.ru
Perguntaram para ao Amano se a C. petchii é uma variedade melhorada da C. becketii, pois as plantas recebem citações diferentes na revista Aqua Journal (que se Deus quiser um dia terá versão em língua inglesa de novo), heis a resposta do Mestre:

Existem muitas Cryptocorynes com variações regionais que no entanto pertencem a mesma espécie. Cryptocoryne petchii costuma ser tratada como uma planta de espécie diferente de Cryptocoryne becketii. Recentemente no entanto, passou a ser tratada como uma variação de C. becketii. Então C. becketi petchii não é uma variedade melhorada.

C. petchii by Plant Finder APC
Supõem-se que o nome científico original da Cryptocoryne petchii seja "Cryptocoryne beckettii var. petchii", mas a revista Aqua Journal usa o seu nome comum "Cryptocoryne petchii". C. becketii tem as folhas verdes oliva terminando em uma ponta de curvatura suave enquanto C. petchii tem as bordas um pouco onduladas, folhas castanhas com pontas finas, o que dá uma impressão diferente das folhas da Cryptocoryne backettii. Devido a estas diferenças elas são tratadas como plantas aquáticas diferentes ao serem usadas em layouts.

Resumo da ópera: Trata-se de uma só planta, elas são a mesma espécie, uma é variedade da outra. MAS a variedade, por ter características um tanto mais marcantes que a planta original, é tratada de forma diferente no momento do uso.

Então é isso, fica a dica para atualizar seus conhecimentos sobre este gênero fantástico e super variado que é o das Cryptocorynes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas