Tá difícil manter as plantas?

Copyright ADG, Foto divulgação

Convenhamos, em algumas situações é muito complicado ou impossível manter um aquário plantado adequadamente, seja por questões de horários, disponibilidade do aquarista ou mesmo pela localização do aquários em ambientes onde a manutenção é difícil ou restrita, ou simplesmente a manutenção de um layout plantado não é o foco do aquário. 


Há quem diga que "Ah, mas se vai ter tempo de cuidar dos peixes pode perfeitamente manter um plantado.", eu até poderia concordar com essa afirmação se não tivesse experiência o suficiente para saber que um aquário plantado precisa de um pouco mais de atenção na sua manutenção regular. Não que um aquário exclusivamente para peixes não tenha suas necessidades, mas sem o trato dedicado as plantas (incluindo satisfazer suas necessidades) o aquário se torna um pouco mais prático em vários cenários. Isso é um fato.

E quem não quer/não pode manter um plantado e não abre mão de ter um aquário com um bom layout? Os peixes são protagonistas da arte, mas sozinhos o aquário fica muito monótono, até algum tempo quem enfrentava esse problema tinha algumas opções mais ou menos animadoras: 

  1. Manter plantas pouco exigentes, mas que ficariam com trato precário e mais cedo ou mais tarde tornariam o aquário em um caos;
  2. Não manter planta alguma, dedicando o aquário exclusivamente aos peixes, sem hardscape algum;
  3. Mander um aquário apenas com hardscape (falaremos sobre essa opção no futuro próximo!);
  4. Manter um aquário com plantas artificiais.
Copyright ADG, Foto divulgação
A primeira opção tem suas implicações óbvias no que diz respeito a qualidade do aquário com sua evolução. Já a segunda pode ser monótona demais para a maioria das pessoas. A terceira opção é realmente muito atraente e pode dar excelentes resultados em termos de aquascaping. Mas e se eu quiser um aquário que além de um pelo aquascaping que o hardscape pode oferecer também tenha o colorido das plantas e toda a atmosfera que elas podem proporcionar, mas sem o trabalho de ter que mantê-las? Então a opção número 4 sem dúvida é a sua melhor saída.

Pode desfazer o nariz torcido e parar de pensar "Eita, o Alex endoidou de vez". O mundo dá voltas, meu caro e o mercado de produtos para aquário anda aquecidíssimo. Nada mais natural que os produtos evoluam, e neste ínterim produtos que evitávamos se torne bem mais atraentes. Plantas artificiais sempre estiveram na galeria de coisas "feias, bragas e cafonas" que não deveriamos colocar em nosso aquários. Como eu falei: elas estiveram, por que para algumas pessoas elas estão definitivamente deixando essa lista.

Copyright PFK Magazine, Foto divulgação.
Duvida? As fotos desta postagem são de aquários criados inteiramente com plantas artificiais, pode conferir clicando nas imagens para ver o site original. Eu nunca imaginei que diria isso, mas as plantas artificiais estão evoluindo (Darwin deve ter revirado na cova, com essa). É um fato tão notório que a Revista PFK editou uma matéria inteiramente sobre aquascaping com plantas artificiais na edição de Jan/2011, você pode até conferir o making of da produção. 

Você pode até não morrer de amores por essa opção, mas ela continua sendo válida para muitos cenários e certamente proporcionará uma boa experiência para muitas pessoas. Eu não sei como anda o mercado brasileiro em relação a produtos disponíveis para este fim, mas acredito que devem haver opções a disposição. Mesmo assim você não vai se livrar do processo criativo, afinal os layouts não são vendidos prontos (ainda).

As fotos que ilustram a matéria são da Aquarium Design Group que classifica estes aquários como decorativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas