Aquascaping, sim! Até sem plantas

O que vem a sua cabeça quando você escuta a palavra "aquascaping" é um aquário plantado maravilhoso? Pois muito bem, você acabou sendo vítima de um pequeno erro de semântica muito popular no aquarismo moderno. Percebi que as pessoas estão associando indiscriminadamente a palavra "aquascaping" a um aquário invariavelmente plantado. Aquascaping não é isso. Aquascaping é simplesmente a elaboração de um layout ou a decoração de um aquário, a disposição dos elementos decorativos dentro dele a fim de criar uma imagem estéticamente agradável para fins de contemplação. E é aqui que a maioria derrapa, por que as plantas são um dos elementos e podem ou não fazer parte desta elaborada decoração.

Uma dica importante, não confundir hardscaping com aquascaping. O hardscaping faz parte do aquascaping, identificando precisamente a composição utilizando os elementos rocha e/ou madeira.

Agora que você já tem algo para meditar um pouco à respeito, peço só mais um momento para continuar o tópico. Como eu enumerei no artigo anterior "Tá difícil manter plantas?" não é preciso abrir mão de ter um belo aquário mesmo quando plantas não são uma opção. Os outros elementos de composição podem trabalhar muito bem para compor um layout agradável e equilibrado, cumprindo muito bem essa tarefa.

Selecionei vídeos do Youtube para mostrar o que eu quero dizer, são vários aquários com diversos tipos de layout e nenhum deles com plantas. O primeiro é um aquário montado pela ADG usando apenas galhos, uma centena de peças individuais de madeira foram cuidadosamente dispostas para criar um cenário único, o resultado é excelente e, sim, é aquascaping.


Observe que não há uma rocha sequer dentro do aquário, apenas o substrato cumprindo seu papel de base para o aquário e galhos, muitos galhos criando um layout em U, ou de dois lados. Os peixes definitivamente encantam o observador enquanto deslizam entre os ramos secos.

O segundo vídeo utiliza rochas e troncos para criar um aquário exclusivo para camarões, o layout escolhido é do tipo ilha e o resultado é excelente. Confira:


O terceiro vídeo também é da ADG e desta vez também foram usadas rochas e troncos para compor um layout do tipo triangular, os espaços abertos foram muito explorados e assim como no primeiro vídeo foram usadas várias peças de madeira para compor o paisagismo:


Como pudemos ver o aquascaping é muito mais versátil que imaginamos a primeira vista e que, usado da forma adequada, pode proporcionar uma enorme satisfação. As composições são muito variadas e podem proporcionar uma boa prática mesmo para aqueles que por um motivo ou outro preferem não incluir plantas em sua montagem.

ATUALIZAÇÃO:
O Timo do blog Aqua-Art publicou uma série de vídeos tratando exatamente do mesmo assunto, tem inclusive um vídeo diferente e muito inspirador, vale a pena ir lá conferir clicando aqui.
Obrigado Timo!

Comentários

  1. Nice Post!
    I just posted two of these videos on my Blog:
    http://aqua-art.blogspot.com/search/label/Puristische%20Layouts
    Kind Regards
    Timo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas