Natureza Chocante

Poraquê (Electrophorus electricus)
Essa entra na categoria curiosidades, sem dúvida. O aquário Enoshima de Namamura, Japão, montou um interessante display usando uma árvore de Natal que tem suas luzes acionadas por meio da energia elétrica gerada por um Poraquê (Electrophorus electricus), nossa conhecido peixe elétrico de água doce encontrado na região amazônica.

O Poraquê está em um tanque ao lado da árvore e dentro do tanque há duas placas de alumínio que fazem as vezes de eletrodos, quando o peixe se movimenta ele gera energia que é transmitida por circuito para as lâmpadas da árvore e estas se iluminam.

Essa façanha é possível por que o Poraquê, única espécie do gênero Electrophorus, tem uma capacidade especial de gerar eletricidade em seus músculos, células modificadas (os eletrócitos) formam placas e órgãos especiais que sob excitação disparam cargas elétricas no ambiente, no caso a água. O Poraquê usa essa características de várias formas como defesa, arma de caça e há quem diga até para comunicação. Ele caça suas presas disparando choques de carga variada para atordoá-las, de acordo com o tamanho da mesma, esperto ele, heim?

A carga gerada por um Poraquê varia de acordo com o tamanho do exemplar e o grau de estresse, geralmente é suficiente apenas para atordoar a vítima, mas pode chegar a 1.500V ou 3A, não necessariamente ao mesmo tempo, em exemplares de grande porte, suficientes para matar um cavalo, por isso cuidado com encontros inesperados quando for a Amazônia. Apesar do seu formato lembrar uma enguia ele é mais próximo de peixes como o bagre e a carpa.


Segundo os responsáveis do aquário essa ação foi pensada para que os visitantes do aquário reflitam sobre a necessidade de usar fontes alternativas de energia, os visitantes também contribuem para o show de luzes, placas instaladas no chão geram energia por meio dos passos dos visitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas