Bate papo com Fabian Kussakawa

Fabian e seu Nano #1 CBAP 2010
O grande campeão da categoria Nano do CBAP 2010 foi Fabian Kussakawa, conheço o Fabian já há um certo tempo e a evolução dos trabalhos dele é notória e sei também, por e-mails que trocamos em várias oportunidades, que ele é se dedicou a estudar a fundo técnicas e estilo, mas sem abrir mão da sua personalidade na hora de elaborar seus layouts. Conversamos logo após a divulgação do resultado do CBAP, que você pode ler a seguir.

Ilustram esta postagem vários dos aquários que o Fabian criou para competir e para contemplação pessoal, clique nas imagens para ver maior.

Red Bees são uma paixão.
Fabian, primeiro nos fale sobre você, a quanto tempo você mantém aquários e quanto/como é o seu tempo de dedicação aos aquários atualmente? Em relação ao aquascaping, desde quando e por que?
Pai de um casal de filhos lindos, webdesigner, bonsaista e músico nas horas vagas. Desde então já se vão 4 anos montando e remontando aquarios plantados.
Hoje dedico o meu tempo nos fins de semana para remover o stress do dia a dia, molhando as mãos nos meus aquários. Sobre o aquascaping foi desde que comecei no final de 2006, e foi no desafio de compor novos conceitos que tendem a ser únicos como se fossem obras de arte vivas.
Criei a comunidade virtual NatureAqua visando unificar aquascapers e assim incentiva-los a participar de concursos nacionais e internacionais, além de manter um site pessoal.

Este o Fabian esqueceu de mandar para o CBAP
Você participou de várias edições do CBAP, embora tenha ficado entre os 10 é a primeira vez que você é o grande premiado, o que mudou no seu trabalho?
Participei de 4 edições sendo que a primeira não conta para mim pois tinha apenas 2 meses de hobby. As outras em 2007 fiquei em 7º (nanos) em 2008 3º (nanos) e em 2009 6º (nanos).
Sobre ter ficado em primeiro foi a persistencia de não desistir nunca, mesmo sabendo que teriam aquários excelentes. Confesso que não esperava a primeira posição. Acho que o que mudou foi saber escutar e aplicar melhor isso num contexto que faz a motivação de algo que não deu certo virar algo competitivo.

Sua atividade profissional é relacionada a criação, de que forma este lado interfere nos seus trabalhos como aquascaper?
Com certeza na criatividade e lógico no lado de perspectivas, cores, sombras e fotografia.

O estilo Nature Aquarium é muito forte entre os aquascapers brasileiros e é muito evidente na estética dos seus trabalhos, mas também percebe-se um toque pessoal, de que forma seus trabalhos se relacionam com o estilo e quais as outras referências?
Creio que na maioria os aquapaisagistas brasileiros baseiam-se no estilo Nature Aquarium do Mr. Amano. Regras e proporções já foram estudadas por eles e acabaram assim definindo um conceito sobre oque deve ser feito ou não.
O estudo de layout que faço é baseado nisso que comentei mas aplico de forma livre adequando texturas e cores ate a proporção da escala de tamanhos. Nem sempre uma planta vermelha é para ser um ponto focal. Gosto muito dos estilos landscapes também, mas sabendo usar de forma que não aparentam ser artificiais.

O que inspira o Fabian?
Ah com certeza a natureza, Admirar uma linda paisagem e já imaginar como ficaria isso num display de vidro é algo que me faz sempre ter inspiração.

Tranquilidade
Na criação dos seus layouts há uma preocupação maior com questões como proporção, conjunto e perspectiva ou você prefere deixar que o layout flua naturalmente até encontrar um ponto de equilíbrio?
Diria que a preocupação maior seria na relação do estudo antes de iniciar o projeto. As vezes a escolha da flora não bate com o hardscape, e as vezes acontece isso mesmo de o aquário ir se moldando conforme ele vai evoluindo aos poucos.

Um dos pontos críticos dos concursos atuais é a criatividade, é preciso ser inovador sem extrapolar o ponto. O que você enxerga para o futuro do aquascaping em termos de estilo? Alguma sugestão aqueles que estejam neste momento queimando neurônios para criar um layout para as competições do próximo ano?
O que vem na minha mente é que sempre irá haver mudanças nos estilos, até mesmo o Amano já está fazendo isso, ele está reinventando os conceitos até então fixos por ele mesmo. E aquele que não inovar sendo no estilo landscape ou um nature aquarium modificado não estará se arriscando a conseguir um lugar ao sol.
A sugestão que dou seria não ter medo de arriscar e participar. E para as próximas competições tentar fazer com que o material de hardscape tenha o seu devido destaque na obra final.

É isso ai pessoal, agora ninguém pode dizer que não conhece os trabalhos do Fabian, aproveita e dá um pulinho no NatureAqua para conferir, vale a pena.

Comentários

  1. Prezados - Alex e FPK.

    Primorosa reportagem!
    Realmente a evolução e a forma de pensar do brasileiro aos poucos irá com certeza permear por muitos outros sucessos.
    Nós temos a capacidade de nos reinventar com facilidade e nos adaptar a qualquer tipo de situação!
    E isso não deixa de ser aplicado em nosso hobby!
    Só temos que agradecer e desejar sorte a todos que acreditam e levam esse hobby a um patamar nunca visto antes.
    2011 será o "ano" do aquascaping no Brasil sem dúvida ;-)

    []s

    Obs: kkkkk e esse cara trocava ideias e conselhos comigo em 2007 lembra piá kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista, pessoal. O talento do Fabian é indiscutível, o rapaz tem a mão. Ele levantou um ponto que move o mundo, inovação é o segredo e o futuro, sempre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista! Escolheu um grande amigo do aquarismo, conheço Fabian a alguns anos, acho que desde o início, quando começou a frequentar os fóruns, ele evoluiu de forma absurda e foi se tornando rapidamente referência para dicas e opiniões sobre o tema.

    Parabéns!!

    Thiago Camargo (tocamargo)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo! Que sempre continue inovando e evoluindo para aumentar ainda mais o nivel do aquapaisagismo nacional! Fiquei muito feliz com a sua conquista! Ganhar o cbap com o aquario que ficou em 9º no cpa é mais formidável ainda.
    Continuar com seu jeito e seu estilo, sem sentir-se acima de ninguém faz com que seja mais louvável e mais aclamada sua vitória por todos! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos os amigos que postaram aqui. Sem o apoio de voces com certeza não teria conseguido.
    E obrigado ao Xylema pela oportunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas