Aigua Dolça por Jordi Pelegrí

Outro dia conversando com um amigo estávamos tratando da velha peleja entre aquários marinhos e doces, eu sei que nunca se chegará a um consenso, afinal são muitas questões envolvidas e a estética, que já não é algo simples, afinal cada pessoa tem a sua, é apenas uma dos componentes dessa complexa equação. A conversa poderia se estender infinitamente, mas há um porém, os aquários de água doce tem uma faceta que os marinhos se não o têm não exploraram ainda, ou pelo menos ainda não tenho conhecimento.

Plantas Emersas
Plantas de aquários em sua grande maioria são higrófilas, isso significa que são plantas que ao longo dos seus milhões de anos de evolução adaptaram-se para suportar condições diferentes em seu ambiente: Hora submersa, hora emersas. Existem muitas plantas que são aquáticas verdadeiras, mas a quantidade de plantas com essa capacidade de adaptação é muito maior, embora muitos aquaristas não estejam cientes deste fato. 

Essa característica marcante nos dá oportunidade de criar ambiente únicos, afinal em um mesmo aquário eu posso ter uma planta em sua forma emersa e submersa. Interessante, não? E hoje navegando pelos blogs preferidos eu percebi que havia um aquário que é um exemplo perfeito para esse efeito, exatamente o que dá título a esta postagem.

O aquário de Jordi Pelegrí figura na galeria do blog Colectivo AquaDiseño Español, uma comunidade que reúne vários mestres do aquapaisagismo hispânico, e o grande detalhe deste aquário é exatamente o fato de ter duas fazer distintas: emersa e submersa. A fase emersa ocupa uma bem bolada plataforma com vegetação luxuriante, enquanto a parte submersa contou com a escolha de espécies adequadas as condições de luz. Clique nas imagens para ir a página do aquário.

Aigua Dolça por Jordi Pelegrí

Acho que isso conta como um pontinho a mais para os aquários de água doce. =) Sem tirar mérito algum dos marinhos, isso tem que ser admitido. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas