Acquario Ceará

31 de julho de 2010.
Esta é a data oficial na qual se espera que o Acquario Ceará seja inaugurado.

Acquario Ceará

O Acquario Ceará, o qual será construído no antigo prédio do DNOCS, na Praia de Iracema, será o primeiro aquário internacional da América Latina. O equipamento, de cunho científico-educacional, se tornará um importante atrativo de visitação, fortalecendo assim o turismo do Ceará.

Orçado em R$ 250 milhões, com 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, o Acquario Ceará é um dos mais importantes investimentos do Governo do Estado. As obras devem ser concluídas até julho de 2010.

Além da localização privilegiada e do espaço contemplativo, o Acquario terá em seus quatro pavimentos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos.

Para o secretário do Turismo Bismarck Maia o aquário será mais um diferencial para o estado em relação a outros destinos turísticos. "Tenho convicção de que esse equipamento mudará o perfil do Estado. Ele se posicionará no mundo inteiro como um local que deve ser conhecido”.

A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhões de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva.

Se haviam dúvidas quando a grandiosidade do projeto creio que elas foram por água abaixo, desculpe o trocadilho! Mas é impressionante e além de qualquer uma das propostas que eu tenha visto no Brasil, incluindo o recém lançado projeto do Aquário de Cuiabá, que é bem futurista também, além do tão falado aquário do Rio de Janeiro.

O vídeo a seguir apresenta um pouco do equipamento, fantástico equipamento, e destaca principalmente a arquitetura e a integração ao espaço que já existe na Praia de Iracema.


O equipamento, conforme mostrado no vídeo, inclui túneis submarinos, deck com painel gigante de observação, minissubmarinos, amplos ambientes oceânicos, galerias da vida marinha, salas interativas educacionais, cinema 4D, simuladores, tanques de toque, espaço para feiras e eventos, restaurante, grande área externa a beira mar.




No vídeo abaixo é apresentado o cronograma de instalação do Acquario.



Preciso dizer que estou ansioso? =)

.

Comentários

  1. é uma arquitetura muuuito bonita, quanto ao aquário é esperar pra ver e torcer muito pra que seja oceanário top!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas