Clássicos: Ponto Focal e Tipos de Layouts

Este é um dos primeiros textos de Takashi Amano sobre a importância da proporção dentro do aquário e sobre os tipos básicos de layouts para aquários plantados. Foi traduzidos inicialmente do japonês para o inglês.

Texto originalmente postado em 11 de junho de 2006.

Proporção e Ponto Focal


Quando se lê sobre composição em um texto ou livro de arte, há uma certa confusão sobre figuras geométricas e seus valores, o que assusta muitas pessoas. Mas a composição não é tão difícil de compreender. Em tudo o que está a nossa volta a composição é projetada com cuidado, dos pacotes de cigarro aos cartões postais, as portas da sala, todos são projetadas para agradar ao olho humano.

Para fazer isso, a maioria confia em uma relação simples chamada comumente de 'Proporção de Ouro'. Quando se quer colocar uma rocha de rio em um tanque de 120cm, por exemplo, a maioria das pessoas não a poria no centro. A colocariam um pouco para a direita ou para a esquerda, e isto é paradoxalmente mais equilibrado e mais atraente a nossa sensibilidade estética.

A melhor posição, da forma como as pessoas percebem como a mais equilibrada, é conhecidade desde a antiquidade - a relação de 1:1,618 é a 'Proporção de Ouro'. Esta é a razão que há entre duas seções de uma linha, a menor está para a maior de forma que o maior seja a soma dos dois na fração 3/5.

As pessoas que tem experiência com projetos não necessitam preocupar-se com a Proporção de Ouro, vem-lhes naturalmente. Claro que, também seria uma boa idéia desviar-se da 'Proporção de Ouro' e fazer experiências com as relações que parecem desequilibradas, injetando desse modo uma certa tensão na composição.

Os americanos referem-se a 'Proporção de Ouro' como ponto focal do layout.

Leitura Extra:

A proporção de Ouro


Conhecida desde a antiguidade a proporção de ouro refere-se a uma razão a qual o nosso cérebro reconhece como sendo extremamente agradável e estética, esta razão é expressa por 1:1,618. Para usar a razão no nosso layout e definir o ponto focal onde colocar uma rocha, por exemplo, basta efetuar uma cálculo muito simples:

Comprimento / 2,618 = Ponto Focal

Se o seu tanque tem 100cm então 100 cm /2,618 = 38,19 cm, então o ponto focal do tanque será a 38,19 cm para a direita ou para a esquerda.

Vale lembrar que nosso cérebro, de modo inconsciente, 'lê' tudo da esquerda para direita, desta forma convêm esteticamente procurar valoriza o lado esquerdo da montagem. Portanto o ponto focal do nosso exemplo a ser utilizado deverá ficar a 38,19 cm a partir da lateral esquerda do aquário.

A Importância do Espaço


Na pintura, na arquitetura, na fotografia, e em todas as artes, o uso do espaço é de prima importância. O espaço existem e serve como importante ferramenta nas artes assim como a natureza faz, na uniformidade de uma densa floresta. Dependendo das circunstâncias ecologicas e meteorológicas, estes espaços podem ser muito bonitos. Mas os aquaristas têm que criar suas próprias circunstâncias.

Layout Triangular


Todos os tipos de triângulos equiláteros, escalenos, isosceles e irregulares podem e devem ser usados nos layouts.

Os triângulos podem ser usados para definir a disposição das plantas, dos troncos e das rochas, da areia, em todas as direções e diferentes ângulos de visão. Quando nós consideramos este fato, poderemos observar o tanque de lados diferentes, nós fazemos com que o próprio aquário seja uma forma relativamente nova e complexa da arte.

Para a disposição triangular básica, divida o lado do aquário com uma linha diagonal de modo que haja dois triângulos. A base da areia inclina-se para cima, assim é mais rasa na parte dianteira, elevando-se gradualmente para trás. Quando visto dos lados, a seção dianteira mais baixa do triângulo inferior será composta com plantas pequenas, e a seção traseira mais elevada por plantas altas. A altura crescente das plantas formará uma linha diagonal invisível dado forma ao perímetro do triângulo.

Layout Ilha


Este layout é produzido colocando-se troncos, rochas e plantas altas no centro do aquário e deixando um espaço circular como perímetro.

Está é uma montagem relativamente simples de se realizar mas que requer alguma tecnica para sua execução. Um bom resultado será obtido posicionando-se as peças ligeiramente fora do centro do aquário.Tanques compridos são melhores para este layout, alguns tamanhos sugeridos: 60x45x30cm, 90x60x45cm, 120x60x45cm

Layout em U, V ou Espelhado.


A idéia desta composição é criar uma espécie de reflexo de um dos lados do aquário. Troncos, rochas e plantas altas são dispostas nas laterais e a área central permanece livre.


Os dois lados não devem, no entanto, ter o mesmo tamanho, mas devem variar nas proporções de 2:1, 3:1 ou ainda na razão da Proporção de Ouro, ou seja 1:1,618. Este layout é ideal para tanques mais longos, 180x60x60cm por exemplo, e dos layouts básicos é o mais fácil.

Em breve: Elementos para composição do layout.

Comentários

  1. Nuussa muito bom, eu tava procurando por isso e me foi bem útil, parabéns.
    Agora uma coisa, eu gosto de simetria e tava imaginando se ficaria legal fazer o layout triangular, mas só na lateral. Tipo, como se fossem um paredão na parte de trás e diminuindo pra frente. Ainda não achei nenhum com esse layout :(
    Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas