Experimento com CO2

Nos fóruns e listas da vida sempre aparecem aquelas figurinhas carimbadas que aparentemente vivem nos 80's e carregam toda a "idologia aquaristica" da época (no Brasil, claro) na ponta da língua, inclusive a infadável e inevitável afirmação: "é possível manter um plantado sem injetar CO2"... que dá pra manter plantas vivas assim não restam dúvidas, mas dai a chamar o resultado de um plantado são outros quinhentos... ai vem aquela velha lenga-lenga do que vem a ser um plantado por definição e blá, blá, blá... mas não estou aqui para discutir isto.

A injeção de CO2 é sem dúvida alguma um dos motivos do grande salto do aquarismo, não só no Brasil, no mundo. Já postei em outra ocasião um link para um artigo da Tropical Fish Hobbyist, publicado em 1962, que enumera e surpreende os aquaristas com os benefícios da Injeção de CO2. Vejam bem: 1962! Isso só chegou no Brasil no final dos anos 80, pelo menos para um parcela significante de aquaristas, fazendo umas continhas o método tem pelo menos 40 anos de aplicação! Complicado rebater isso, heim?! Mas há quem não desista. ;¬)

Quem ainda assim não acredita em tudo que lê, e pelo visto no que vê também, está ai o verdadeiro motivo desta postagem, um experimento documentado e comentado acerca do Efeito da Administração de Co2 no Crescimento de Plantas Tropicais em Aquários de Água Doce, está em Italiano mas nada que não seja possível compreender e além do mais um tradutor online (It > En) ajuda.

Como disse um colega certa vez há dois tipos de aquarista: aquele que pesquisa, estuda e desenvolve o hobby e aquele que vive tentando mante-lo como era e repetindo os mesmos erros do passado.

Bom final de final de semana para vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas