Pedaços da Natureza

Ter um aquário não é apenas ter um cubo de vidro com algumas plantinhas e alguns peixinhos dentro com um pouco de água, antes de tudo é uma aula de ciências que nós da a oportunidade de entender um pouquinho do delicado equilíbrio desse "aquarão" em que nos vivemos, o qual chamamos de Terra.

Como aquaristas é preciso haver consciência de que o hobby antes de tudo deve ser um instrumento de desenvolvimento pessoal em relação a preservação do nosso meio ambiente, as questões relativas a preservação das espécies que hoje temos disponíveis em nossoas aquários, tanto de flora como de fauna, é um fator importante e que não pode mais ser desconsiderado, muitas espécies hoje só existem em aquários, como por exemplo algumas espécies de killifishes que foram eliminadas da natureza. A depredação e a aniquilação dos biotopos mundo a fora nos coloca em lugar de destaque perante o mundo, exercemos a possibilidade de ser uma pequena gota d'água no oceâno que fará imensa diferença.

Preservar é preciso! Não podemos aceitar e permitir que lagos, rios e poças temporárias sejam depedradas em todo o país para satisfazer a sede de alguns poucos por algumas espécies de plantas, peixes, moluscos ou o que for... é fato que nos mais diversos pontos do mundo a preservação e o desenvolvimento sustentável de diversas culturas vegetais e animais para o nosso hobby já foi iniciada. Então o que há de errado com o Brasil?
É fácil apontar o dedo em direção ao governo e dizer que ele é o culpado, isso também é muito comodo ao meu ver. Precisamos encarar de frente o fato de que sem poucos rodeios estamos alimentando este mercado. Como? Comprando espécies de lojistas e vendedores inescrupulosos que dizimam os biotópos para vender espécies por míseros centavos quando não pequenas fortunas dependendo da raridade do " item", ai está uma forma como nossa comunidade tem ajudado bastante. Eu me envergonho disso.

Não sei o que seria do hobby hoje, no Brasil, se não fossem uma ou pouco mais de uma dúzia de pessoas que por absoluta paixão, loucura ou incensatez carregam o fado do desenvolvimento deste filão. Eu tento sempre me convencer que é paixão de fato. Não restam dúvidas de que apoio governamental na forma de subsídios para pesquisa, leis de proteção e incentivo ao desenvolvimento são escassos, para não dizer raros. Nosso hobby tem uma estrutura de sustentaçào, que eu arrisco dizer é quase artesanal. Vivemos no país onde é mais fácil proíbir do que pesquisar, do falar que não pode ser sem poder de coíbir, isso é fato.

A indústria privada tão pouco tem dado sinais positivos de mudanças significativas, pequenos pontos de luz realmente tem aparecido em meio a tanta trevas, mas ainda temos muito caminho para trilhar.

Qual o nosso papel nisso tudo? afinal seremos agentes de uma mudança positiva ou a razão do declínio do nosso hobby já tão castigado? Pense nisso da próxima vez que for visitar sua loja preferida.

...


Espero que um dia não tenhamos necessidade de algo assim lá na Amazônia como mostrado nos links abaixo, eu realmente espero.


Eden Project em Cornwall (Cornualha), Inglaterra.

Artificial Rainforest Regnskov Randers (Denmark) Photo Gallery by Oliver Knott

Artificial Rainforest Hannover - Germany Photo Gallery by Oliver Knott

Birdpark Walsrode - Germany Photo Gallery by Oliver Knott

Bom final de semana para todos.

Comentários

  1. Prezado Alex,
    Admiro há muito tempo o seu trabalho garimpando estas pérolas de links neste imenso volume de informação que a internet nos oferece. Tanto que em nossa próxima atualização da Aquabase vamos dar o maior destaque possível ao seu maravilhoso Blog.
    Este seu desabafo me fez pensar ...
    Me deu até um desânimo, uma sensação de impotência frente ao enorme problema que você levantou ...
    Mas qual será a solução? Como poderemos identificar se uma planta ou peixe foi coletado de forma irregular? Será que existe alguma loja no país que observe todos os procedimentos preservacionistas?
    Foi muito boa essa tomada de conciência que você provocou, mas precisamos divulgar mais idéias como essas, atingir o maior número de pessoas como você me atingiu ... a natureza agradece!

    Um grande abraço,

    Luca Galarraga

    Aquabase

    ResponderExcluir
  2. Oi Luca,

    Questão complicada e delicada esta, heim?! Na verdade acho que temos um meio de resolver isso, observe que muitos membros hoje das nossas comunidades são verdadeiros colecionadores de espécies animais e vegetais, não satisfeitos em serem meros colecionadores e consumidores eles adiquirem um espécime macho, vão a luta, movem céus e terra e conseguem uma fêmea... criam o ambiente adequado, monitoram, estudam, reviram a web e procuram cada informaçãozinha perdida nessa loucura, são dias, semanas, mêses, anos até que finalmente o segredo da perpetuação daquele indivíduo vem abaixo, está nesta iniciativa a minha fé de que logo os aquaristas brasileiros serão tal gotinha que faz diferença, eu poderia citar aqui uma dúzia de nomes de pessoas com inciativas iguais a esta que realmente me deixam feliz com o caminho que o hobby está percorrendo, nossa comunidade está deixando de ser meramente consumidora, o nível está altíssimo em muitos aspectos, isso é muito bom e como eu falei antes deposito ai minha confiança em um futuro promissor, sei que não será um mar de rosas... biotópos vão sumir, espécies e mais espécies estarão ameaçadas... mas alguém em algum lugar estará preocuopado e, mais importante, realizando algo positivo em relação a isso.

    Quanto a nós, como cosumidores, só nos resta exigir de nossos lojistas e fornecedores a garantia de que aquilo que estamos adquirindo não precisou que algum lugar fosse depredado para ser obitido. Meio utópico? Talves, mas é o tipo de atitude que se eu tomo sozinho pode não fazer diferença... mas nós somos uma comunidade, que cresce a cada dia, e precisamos disseminar essa consciência, ai sim teremos peso.

    Temos um verdadeiro leque de possibilidades comerciais que podem ser viabilizadas, acredito sinceramente que os estudos de nossos biologos amadores realmente sejam a logo prazo a solução para muitos problemas que inviabilização a produção.

    São muitos problemas a serem resolvidos, problemas que passeiam do nível técnico/tecnológico ao ético, mas preciso acreditar que alguma coisa vai dar certo.

    ResponderExcluir
  3. Grande Alex.
    Como sempre, perfeito em seus comentários.
    Bom, acho que posso dar a minha contribuição a esse tópico.
    Uma ajuda importante que a nossa comunidade pode dar é a seguinte : comprar de produtores.
    Sei que é dificil, mas é um passo. Melhor comprar de alguém que cultiva, como o caso do Vlad, do que comprar de alguém que coleta.
    O problema seria "monopolizar" o mercado, mas acaba se tornando um incentivo para as lojas comprarem algo cultivado do que coletado.
    Campanhas poderiam ser feitas nos fóruns também, por exemplo. E olha que são vários fóruns com muitos membros.

    Bom, isso é um monstro muito grande, mas como você disse, somos uma gotinha nesse oceano.
    Quem sabe a gente consegue fazer a diferença.

    Abraços

    Miguel - SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas