Iwagumi (talvez) o guia definitivo

Muita gente tem sérias ressalvas à respeito da técnica Iwagumi, aquascaping com rochas, intriduzida mundialmente pelo nosso conhecido mestre Takashi Amano. Por anos as únicas referências sobre o estilo eram um ou outro post em fóruns e blogs obscuros pela web, a maioria traduzidos do japonês para o inglês ou português por ferramentas online, com resultados pra lá de questionáveis.

Hoje o estilo consagrado pelo Sr Amano em suas montagens é muito popular, é fácil encontrar discussões sobre o estilo, porém a demanda por informações mais aprofundadas não parou de crescer. Então a ADA, sensível a esta necessidade, lançou finalmente no ano passado o seu site [www.aquajounal.net] voltado a nós pobres mortais que não sabem ler japonês.

O site contém material muito amplo e rico, para qualquer aquarista que deseje ampliar seus horizontes, e conta com um guia bastante aprofundado sobre Iwagumi:


Aviso aos desavisados: Iwagumi é uma arte japonesa e tem uma relação intrínseca com o estilo Nature Aquarium, e as peculiaridades típicas da cultura japonesa em suas formas particulares de arte representativa, neste caso com rochas, que se relacionadas a filosofia, modo de vida e espiritualidade baseados na observação da natureza, além de milhares de anos de tradição. Como ocidentais nós não somos obrigados a compreender profundamente sua filosofia, mas convém pelo menos um estudo superficial de modo a ter argumentos em que basear uma opinião concreta sobre o tema, além do caráter obrigatório de estudo (pelo menos em teoria) para quem deseja realmente se especializar no estilo Nature, mas é sempre bom destacar que os quesitos estéticos do estilo também se aplicam a montagem de vários outros tipos de aquários ou layouts.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas