Clássicos: Cachoeira dentro do aquário!

Aquarium Sand Waterfall
Artigo postado originalmente em 28 de setembro de 2007.


O aquário ao lado foi classificado entre os melhores do IAPLC 2007, International Aquatic Plant Layout Contest, com um efeito muito diferente: Uma cachoeira de areia (sandfall). É isso mesmo, uma cachoeira real de areia dentro do aquario, veja a imagem acima, interessante não? Em termos de impacto o efeito deste aquário só é comparável ao aquário "Pinheiro Manso", com um bonsai dentro do aquário, que o Felipe de Oliveira criou e comentei a pouco tempo, algumas postagens mais abaixo. Veja o vídeo da cachoeira em pleno funcionamento:


Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição e experimetação, afinal não há um kit de cachoeira disponível para você instalar, ela terá que ser criada do zero. Não há muito controle sobre o funcionamento do projeto, é  preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso, exótico e que chama muita atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira.

Exemplo muito bem elaborado.

Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, e perfuração folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição.

Conceito: A areia é lançada dentro de um tubo e impulsionada por uma corrente de bolhas ascendentes até o topo do tubo onde há uma abertura, as bolhas seguem para superfície e a areia, por força da gravidade, cai em direção a um prato de captação onde é jogada novamente dentro do tubo com a corrente de bolhas ascendentes.
  1. Selecione um tubo qualquer na altura desejada para o seu aquário, como você precisa esconder o aparato todo é bom pensar em algo desde já, será necessário fazer duas aberturas na lateral do cano, uma na parte inferior e outra na parte superior [imagem 1]. A abertura superior irá conduzir a areia para queda, a inferior irá captar a areia que cai, faça as devidas adaptações para os orifícios [imagem 2].
  2. A areia que cai precisa ser captada e um aparato em forma de prato cumpre este papel, o tamanho do prato de captação vai variar em razão do tamanho de todo o projeto, volume de areia usado, bem como da potência da bomba, você vai precisar testar alguns tamanhos para decidir o mais adequado para o seu projeto [ imagem 3].
  3. O fluxo de ar na base do cano gera a corrente ascendente de bolhas, providencie a adaptação da mangueira da sua bomba de ar, um cap perfurado deve resolver o seu problema facilmente [imagem 4].
  4. Observe a aparência do acabamento do projeto [ imagem 5 e 6] , o orifício de saída da areia e o prato de captação na base. Ligue sua bomba e acrescente a areia para verificar o funcionamento do aparato, faça os ajustes e regulagens necessárias [imagem  7].

Comentários

  1. Tem como detalhar melhor passo a passo?

    Quero criar uma escultura pra colocar a cachoeira dentro...Igual aos videos a cima

    ResponderExcluir
  2. Diego, apesar de estar em inglês esse vídeo mostra o princípio básico da cachoeira de areia, veja ai: http://www.youtube.com/watch?v=y-NxXxdRFog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas